terça-feira, 5 de julho de 2011

Matéria Diário da Região

Experimental
terça-feira, 5 de julho de 2011 
  
Dez projetos são escolhidos para o sétimo ‘Curta Teatro’



Pela sétima vez, a Associação dos Artistas, Técnicos e Produtores Teatrais de Rio Preto (Associart) valoriza o teatro compacto. Peças inéditas com no máximo 20 minutos de duração integram a grade de mais uma edição do Curta Teatro. Nesta etapa, serão dez espetáculos preparados exclusivamente para o festival (na última edição foram 12). O evento ocorre de 9 a 13 de agosto, no teatro do Sesc.

Os selecionados foram “Augusto Jantar”, projeto da Cia. Mon’onírico, “Café Trincado”, de Os Judas, “Condenada!”, da G.A.L., “Kabukiza”, da King Company, “Margot”, de Mauro Silva, “Módulo 1 de Etiqueta Pa Pa pa”, da Cia. ComTato, “Nariz Vermelho”, de Clarissa Maria, “Operação: Beije à Mão”, da Cia. Caixa Cênica, “Re-evolução”, da Zona de Criação, e “Tolerância”, da Cia. Teatral Palhaços Noturnos.


O encerramento ficará por conta de uma companhia convidada. No ano passado, a Companhia Elevador de Teatro Panorâmico, de São Paulo, fechou a edição com a peça “Loucura”. Outros seis espetáculos foram selecionados como suplentes. Entram na lista: “Septem Sermones Ad Mortuos”, da BlackBerries Wilted Co, “M”, da Cia. Teatral Puleiro dos Anjos, “Moça Amando”, da Cia. Vozes, “Caras do Brasil”, de Iracy Barros dos Anjos, “Aves que Prendi sob o Chapéu”, de Vanessa Cornélio, e “O Ser e o Nada”, da Cia. Só.


Os projetos foram escolhidos pelos curadores Eduardo Catanozi e Homero Ferreira. A parceria da Associart com o Sesc, iniciada na edição passada, se mantém. O festival este ano define assim seu tema: “Sêde dê quê?”. No ano passado, o mote seguido foi “Rumos da Criação”. A escolha por um tema surgiu com a iniciativa de incentivar o desenvolvimento do potencial criativo e a troca de ideias entre os grupos da cidade e da região.


Nesta edição, também não haverá premiação, apenas uma ajuda de custo de R$ 500 para cada participante. O caráter competitivo, segundo a diretora executiva da Associart, Drica Sanches, dificultava experimentações de novas linguagens cênicas. As apresentações serão diárias, sempre às 20 horas. Após as encenações, haverá debates mediados por profissionais da área de teatro ainda a serem definidos. Além do espetáculo de encerramento, no dia 13 de agosto, haverá atividades formativas.


O Curta Teatro surgiu em 2007 a partir da iniciativa da própria classe teatral, na tentativa de experimentar novas linguagens e experiências não só no que diz respeito à direção ou interpretação, mas a questões técnicas, como luz, cenário e figurino. Além disso, o evento tem desde a primeira edição a finalidade de suscitar o intercâmbio cultural.


Para Drica, embora diminutos no tamanho, os espetáculos de curta duração desempenham um papel essencial no desenvolvimento da linguagem teatral. “O curta é onde primeiro se experimenta”, diz, citando que foi testado inicialmente nesse formato um projeto da companhia rio-prestense de teatro Vírus da Arte, Kyria, que depois se tornou um espetáculo “de verdade”.


Neste cenário, as fronteiras dos estilos vão além. “O Curta Teatro surge com a proposta de abrir espaço para discussões do que está sendo produzido em Rio Preto e região, explorar esse processo e, a partir disso, gerar uma nova pequisa de linguagem”, afirma Drica. O evento ainda serve de porta de entrada para aqueles que estão começando.


Serviço


Curta Teatro 2011. De 9 a 13 de agosto, com sessões às 20 horas, no teatro do Sesc. Informações pelo telefone
(17) 3014-4058      

Selecionados:


AUGUSTO JANTAR
, da Cia. Mon’onírico, de Isaac de Faria Ruy

CAFÉ TRINCADO
, de Os Judas, de Jaqueline Bierque

CONDENADA!, da G.A.L.
, de Murilo Gussi

KABUKIZA
, da King Company, de Pedro Torres

MARGOT
, de Mauro Silva

MÓDULO 1 DE ETIQUETA PA PA PA
, da Cia. ComTato, de Vinícius Francisco da Silva

NARIZ VERMELHO
, de Clarissa Maria

OPERAÇÃO: BEIJE A MÃO
, da Cia. Caixa Cênica, de Cleber Pelarin

RE-EVOLUÇÃO
, da Zona de Criação, de Guido Caratori

TOLERÂNCIA
, da Cia. Teatral Palhaços Noturnos, de Ricardo Matioli

Nenhum comentário:

Postar um comentário